Digite sua pesquisa

SAÚDE MENTAL – faça valer o SUS!

SAÚDE MENTAL – faça valer o SUS!

MANIFESTO PESSOAL

Quem me conhece sabe que circulo na área da Saúde Mental há muito tempo. Sempre me manifestei a favor das mudanças nas políticas que amparam as ações no âmbito da SAÚDE MENTAL e que ocorrem há mais de 3 décadas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Circula, nas redes sociais, um ABAIXO-ASSINADO mobilizando a sociedade brasileira a se manifestar contra algumas alterações, agora propostas, nas políticas públicas, do Ministério da Saúde. É fundamental a participação de todos, porque essas mudanças vêm ocorrendo aos poucos, alterando o rumo da RAPS no país.

Estou aqui me manifestando porque circula um Aviso de que esse ABAIXO-ASSINADO é fake, quando não é.

O texto é coerente e claro (para quem o leu), esclarecendo a todos o que vem ocorrendo e informando o quanto essas propostas vão destruir um trabalho de milhares de profissionais da rede SUS.

Não posso me omitir frente à quantidade de notícias fakes, negando sua importância para a sociedade brasileira. O abaixo-assinado é real, verdadeiro, e retrata, com certeza, o pensamento de nossa população.

Venho aqui me manifestar A FAVOR do ABAIXO-ASSINADO.

símbolo do SUS

Portanto, continuemos nos manifestando através dele! O SUS não se altera com políticas autoritárias, desvalorizando uma construção nacional, uma luta imensa dos profissionais da área de SAÚDE MENTAL!

Milhares de assinaturas, já existentes, ratificam o valor da REDE RAPS!  A melhora na qualidade de vida dos pacientes de saúde mental é uma realidade!

Esse ABAIXO-ASSINADO é importante!

Muitos de nossos filhos são provas vivas do quando os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial – atenderam às suas necessidades em muitos momentos.

Críticas que eu possa ter feito, e que se reportaram ao Sistema de Saúde Mental, tiveram a intenção de ajustar algumas rotas, para fazer pensar aos profissionais e para que houvesse visibilidade maior da questão familiar: mais cuidado para ”quem cuida”! Continuarei nessa missão. É necessário que um dia se acredite que: SE O CUIDADOR É CUIDADO, o paciente ficará melhor!

Continemos atentos! participe e copie o link abaixo em seu browser (Google, Firefox, Chrome, Edge, Safari ou outro) e faça VALER O SUS:
MINISTÉRIO DA SAÚDE – BRASIL: REPÚDIO À PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL
https://secure.avaaz.org

VIVA A REDE RAPS! VIVA O SUS!

 

_____________________

 MARILICE COSTI é escritora, Mestre em Arquitetura e Especialista em Arteterapia.
Prêmio Açorianos (2006) Poesia. Finalista Mídias impressas – revista “O Cuidador”, Prêmio Brasil Criativo (2014) , SP.

*

 

Adicione sua opinião

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Nenhum comentário