Entre ou
Cadastre-se

Você Sabia? SEU XIXI VALE OURO!

xixi

Você Sabia? SEU XIXI VALE OURO!

xixi
Tubulações sob o solo

As guerras e seu horror, suor e lágrimas causam destruição de vidas e de patrimônios. Por outro lado, trazem avanços tecnológicos e novas formas de resolvermos problemas e necessidades.
A recente guerra da Ucrânia, além do horror das perdas humanas, está causando também prejuízos os mais diversos. A inflação nos preços dos alimentos faz parte dessa situação que desencadeou a retomada de estudos para deixar a dependência externa de fertilizantes, que são cada vez mais caros e necessários para que as colheitas sejam maiores e possam fazer frente à necessidade de mais comida para alimentar uma população crescente.
O momento atual serviu para reativar a ação de cientistas na busca de uma alternativa natural. Muito natural! A urina.
Sim, a urina pode ser usada como fertilizante, pois, segundo os pesquisadores, carrega consigo os famosos nutrientes que importamos da Rússia e de outros países: o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio. Pois é, eles estão no nosso XIXI.

Os cientistas já fazem experiências em bairros ecológicos em Paris e em outras capitais da Europa. Na África, onde o adubo sintético ou químico está sendo substituído pela urina humana coletada em recipientes especiais e processada de maneira a ser devolvida à natureza em condições de alimentar as plantas de forma eficiente com melhores resultados.
Se o XIXI está valendo dinheiro e nos livrando das importações, o grande desafio será a forma de coletarmos este precioso insumo que hoje está sendo jogado fora e poluindo nossos rios.
Há estudos de novos sanitários, que separam a urina das fezes e a enviam para um laboratório.

Mas o que fazer com o cheiro e o preconceito de estarmos usando urina na produção da nossa comida?
Usinas especiais estão sendo projetadas para desidratar a urina o que tornaria mais fácil e mais barato o transporte e o processamento final. E o cheiro? Ah, o cheiro, o adubo químico também tem.
Certamente encontraremos uma solução para o odor incômodo que é a sua característica, não importando se ela for coletada na favela ou nos castelos.
Alimentar 6 bilhões de pessoas hoje já é um grande desafio. Imaginem 10 bilhões em 2050.
Haja XIXI, adubo, produção, tecnologia, quebra de preconceitos e novo estilo de vida onde o mau uso dos recursos naturais e o desperdício não podem persistir.

Guaraci Teixeira Seben

Jornalista e Advogado
Porto Alegre/RS

Gostou? Compartilhe:

corações
Marilice Costi é escritora, poeta, contista. Especialista em Arteterapia e Capacitada em Neuropsicologia da Arte, é graduada em Arquitetura e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Publicações: livros e artigos. Foi editora da revista O Cuidador.
 
Nos COMENTÁRIOS abaixo, deixe sua opinião. Lembre-se de enviar a outros pais, professores e outros cuidadores. Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Poesia

I.R.