Digite sua pesquisa

DICA DE FILME E DE LIVRO

DICA DE FILME E DE LIVRO

 

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Ser pessoa é pensar no que se ama e em quem devemos proteger.

Com a morte como narradora, a história é sobre a rota de uma menina, da sua infância à puberdade, num período de extrema turbulência na Europa. Carregada de afetividade, traz seus opostos: o medo, a maldade, a competição, o bullying, a agressividade e o amor, a solidariedade, a comunicação, o acolhimento.

Os temas nos sensibilizam: a mãe que vende a filha, a miséria pré-guerra e a perseguição aos judeus, o casal de alemães que adota a menina, a escola repressora, o judeu que se esconde no porão da casa. Liesel, como é chamada a menina, nos envolve com a família que a cuida, com seus amigos, com a mulher do Prefeito e a sua biblioteca e, mais do que isso, no afeto e no poder das palavras e da música.

Rigidamente, a alfabetização da garota tem início na escola. Com desafios, o pai a estimula. Conta histórias.

São muitas as palavras que penetram profundamente em nós. O amor pelos livros leva Liesel a furtar na Biblioteca.

A menina enfrenta o novo, a doença, o tempo de espera, o ânimo e sobrevive em uma pequena aldeia controlada por alemães.

Ela aprende a escrever e a ler, e compreende o mundo através da própria escrita. Pinçamos algumas: Papai, com os olhos de prata inchados de cansaço e o rosto coberto de pelos de barba, fechou o livro e aguardou suas sobras de sono. (…) Era uma menina com uma montanha para escalar. (…) Até a música do papai tinha sido da cor da escuridão.

O filme demonstra o poder da literatura e da história, que ampliam nossa capacidade de pensar, de analisar, de ter consciência crítica.

A destruição de pessoas é contraponto com a queima de todos os livros da aldeia. É o nazismo.

Em um tempo de guerra na Europa, quando a sirene não toca e o bairro inteiro é bombardeado, a morte é inevitável! Nessa dor, a humanidade reaparece nos gestos em um soldado alemão. É a esperança nos homens?

No youtube, você encontra o filme neste link,

mas pode adquiri-lo ou alugar aqui.

Ficha Técnica
2h 11min / Drama
Direção: Brian Percival
Nacionalidades EUA, Alemanha

Imagem destaque: https://www.cineset.com.br/wp-content/uploads/2014/08/book-thief.jpg

________________________

Marilice Costi é escritora, arteterapeuta, arquiteta e urbanista, mãe e palestrante. Conheça e adquira seu trabalho na Loja Virtual.

Nenhum comentário

Add Sua opinião

Seu endereço de e-mail não será publicado.