Digite sua pesquisa

5 dicas para analisar e ajustar seus textos!

5 dicas para analisar e ajustar seus textos!

1. Quando você escreve, deixe levar o coração. Seu primeiro fluxo não deve ser controlado. A inspiração é o arranque do texto e o que vier é o seu material de trabalho. Escrever não é resultado de luzes lhe iluminando ao receber um texto. Um bom texto é resultado de muito trabalho, de leituras, de modificações, de revisões.

2. Evite lugar comum. Bom, querido, amor, paixão, bonito, lindo… a linguagem cotidiana não acrescenta. Corte: belo, feio, pequeno, bom…

3. Você não tem vocabulário? Use dicionário (Aurélio, o maior que tiver), dicionário de sinônimos, dicionário de palavras semelhantes. Procure e se enriqueça. Diga o que sente de um modo que só você é capaz de dizer. Exercite sua capacidade de inventar.

4. Exercite derivadas da palavra a mudar. Mude o modo de dizer… Lembre que você só vai chamar a atenção se o seu texto não for o comum. Este passará batido, as pessoas até podem achar bonitinho, não vão lhe dizer, por respeito. Mostre a quem pode lhe acrescentar.

5. Não tenha pressa. Se você quiser ler e revisar no mesmo dia, correrá riscos. Nossa mente, neste momento, não é nossa parceira. Ela não nos permite ver o que não está bom. Melhor aguardar. A gaveta é aliada do escritor.

Participe de nossas oficinas de escrita e poesia!  Temos também de Arteterapia e Literatura!

Entre em contato para saber das condições e horários disponíveis.

Nenhum comentário

Add Sua opinião

Seu endereço de e-mail não será publicado.