Chame no Whatsapp
Esconder

Digite sua pesquisa

Quem sou

Foi em uma reunião no Centro de Atenção Psicossocial Centro, de Porto Alegre em 1997, que Marilice percebeu o quanto familiares de pessoas com transtornos mentais eram sofridos. Identificou-se com os presentes. Sabia exatamente o que eles passavam e decidiu que iria ajudá-los. E foi aí que tudo começou.

Dizem que isso ocorre para dar início a uma missão.  Aos poucos Marilice foi  tomando decisões que deram início a um longo caminho: a jornada para cuidar  quem cuida.

Com este foco, ela passou a desenvolver projetos para cuidar cuidadores. Tentou uma Oficina de Arteterapia para o Centro de Saúde Modelo, não conseguiu. Anos depois, novo projeto: Fênix: arte ao cuidador recebeu PRONAC. Não conseguiu patrocínio. Com uma colega propôs outra Oficina, agora no FUMPROARTE. Aprovada na primeira etapa, foi excluída na segunda, porque não a consideraram da área cultural, mas da área da saúde!

O tempo corria e nada acontecia. Então que decidiu criar a revista O Cuidador.

No início do século XXI, a palavra “cuidador” não era encontrada no Google. Quiem enxergava os cuidadores? Seriam todos invisíveis em todas as áreas? A quem importava cuidar de quem cuida?

Cuidadores sempre foram invisíveis na sociedade. E decidiu quebrar este paradigma.

Em novembro de 2008, a revista dos cuidadores, O Cuidador, passou a circular.

Ao redor desse projeto, uma rede solidária passou a se formar.

Foram mais de 220 pessoas entre colaboradores e apoiadores, artistas e escritores, muitos amigos e familiares a contarem suas experiências no cuidado. Até seu filho autista foi seu parceiro, envelopava cada exemplar assinado e se responsabilizava pelas entregas.

Por que Cuidar Quem Cuida?

Um familiar de pessoa especial é invisível. Esquecido pela sociedade, quem escuta suas dores? Ao carregar sua vida e a vida de outra pessoa ele se esgota. Adoece e continua cuidando.

É preciso dar a atenção necessária aos cuidadores familiares… Cuidar do cuidador é cuidar de uma família.

Marilice Costi

marilice-costi
TELEFONE

+55 51 3508 8009

WHATSAPP

+55 51 9 9654 2097

NOSSA LOJA

http://www.sanaarte.com.br/

PUBLICAÇÕES

http://www.sanaarte.com.br/publicacoes

cuidadocuidador

A primeira edição da revista O Cuidador marcou uma trajetória de 7 anos, quando o projeto teve que fechar. Marilice não quis que o conteúdo de 40 edições ficasse sem sentido e tomou coragem para um crowdfunding e arrecadou o suficiente para colocá-la online. A Enciclopédia do Cuidado foi postada no SANA ARTE. Quem deseja ter acesso, cria a sua própria Biblioteca Virtual onde poderá adquirir uma a uma, do modo que desejar. 

Para isso, poderá baixar gratuitamente o seu Catálogo e conhecer as capas e os assuntos que nela são tratados.

Com a crise brasileira de 2015, foi preciso encerrar este projeto. Marilice iniciou outro, de muito maior fôlego, que se encontra online: Cuidaqui.com

E a partir de então, a Arteterapia (Marilice fez esta Pós-graduação) para atender pessoas em sofrimento ou em busca de caminhos, suas oficinas e cursos, palestras divulgando o cuidador, oferecendo seus livros sobre o cuidado, continuando sua missão: cuidar quem cuida!

Se desejar conhecer esse cuidado, agente um encontro gratuito. Contate!

Será uma alegria a Marilice ao poder lhe oferecer essa experiência maravilhosa que é o autoconhecimento e o apoio através de recursos artísticos, escrita, música, literatura e muito mais.

Venha fazer parte desse cuidado!

Bem-vindo(a)!

AGENDE UM ENCONTRO GRATUITO

VENHA ME CONHECER E TIRAR DÚVIDAS OU DEIXE SEU RECADO.

VENHA CONHECER O MEU TRABALHO.

ENTRE EM CONTATO QUE AGENDAREMOS UMA CONVERSA . MINHA MISSÃO É CUIDAR DE QUEM CUIDA. ENTRE EM CONTATO COMIGO.



GrupoIndivídual